blogger | gmail | blogs | os autores

Vem aí o lobo!!!!!

Pronto, ouve-se repetidamente dizer - Vem aí o lobo, vem aí o lobo. E quem é o lobo? É o FMI!

E que mal fará este lobo ao cidadão comum?

Bom, desde 1974, se não estou errado, já esteve em Portugal por duas vezes. E, que eu saiba, não morreu ninguém por via dessa vinda, nomeadamente aqueles que vivem do seu salário e tratam apenas de fazer uma vida normal, dentro de um conforto mediano, sem excessos irracionais, com sensatez. Recordo que, de uma das vezes, o subsídio de Natal foi pago em certificados do aforro, à época era primeiro ministro Mário Soares. Aliás, sobre esse período já ouvi o mesmo personagem contar que, a meio da noite, terá recebido um telefonema do seu ministro das finanças que lhe comunicou estar preocupado por não haver fundos para fazer pagamentos a realizar no muito curto prazo. A resposta terá sido mais ou menos isto - Ó homem deixe-me dormir! Ámanhã isso resolve-se.

Pois será por este tipo de comportamento que vem aí o lobo. A mim, não me assusta. Garanto que não irei morrer com a sua chegada nem me vai dizer para comprar batatas em vez de arroz, nem para trocar o Porsche por um Ferrari ou o Armani por um fato feito por medida. Porque arroz e batata como conforme me apetece, mas Porsche, Ferraris, Armanis ou fatos por medida não tenho, não quero, não preciso nem considero importante nem necessários.

Sobre a sua chegada também li que o FMI não prevê aterrar na Portela. Felizmente temos mais aeroportos. Podem aterrar no Sá Carneiro, em Beja ou, até, em Figo Maduro, para maior protecção.

Aquilo que o lobo vem fazer é, muito provavelmente, pôr na ordem aqueles que não conseguem tomar conta de um País, do nosso País. Que derreteram e continuam a derreter os dinheiros com obras que não interessam criando dívida acima do razoável, que reduziram a agricultura a uma expressão insuficiente para auto abastecimento, desmantelaram a frota comercial (pesca e cabotagem), criaram universidades privadas que levaram a excedentes de licenciados em áreas desadequadas, impediram o acesso de bons alunos a medicina e agora importam médicos do estrangeiro (com a consequente saída de dinheiro) e recontratam médicos já reformados, privatizaram empresas nacionais estratégicas (Galp, EDP, PT, Águas, etc.) mas mantiveram goldens shares que lhes permite colocar nas administrações pessoal conveniente, alguns dos quais acumulam ou saltitam entre lugares de diversas empresas, incentivaram o consumo excessivo e permitiram, por ineficiente fiscalização, casos como o BPN e o BPP, criaram legislação que retarda por forma excessiva a concretização de processos judiciais factor que entrava o desenvolvimento da economia. Enfim aquilo que nós todos temos visto, lido, ouvido e sentido.

Assim, eu serei levado a perguntar: Mas, afinal, qual o mal da vinda do lobo? Por mim, se vier corrigir alguma coisa, que venha. Não é que eu acredite muito nele porque, basicamente, o que lhe interessa é conseguir garantir que os credores de Portugal possam vir a receber o seu dinheirito das vendas que fizeram, sejam submarinos, sejam pandur, televisões, frigoríficos, telemóveis, carros, computadores, consolas de jogos ou qualquer outra tralha que nós enfiamos em casa e que, muitas vezes, pouco uso lhe damos. Mas é a moda... E, portanto, garantir a estabilidade. A nossa, diz o lobo! A deles, digo eu! Mas que não podemos continuar a gastar como se ainda tivéssemos o ouro que veio da África do Sul por conta dos magaíças, ah isso não.

E, por favor, deixem de gritar. O lobo vai vir mas para o Zé Povinho é igual. Agora, quem tiver de apresentar contas e resultados que se cuide.


0 Comments:

Post a Comment