blogger | gmail | blogs | os autores

Tenha paciência....

Recordo-me perfeitamente de ser criança e, à saída da missa (eu era muito criança quando ia à missa), havia sempre uns pedinte. Algumas pessoas davam esmola mas a maior parte dos passantes dizia apenas - "Tenha paciência..." coisa que fazia muita falta aos pedintes, como todos nós calculamos.

Pois bem, assisti há poucos dias a uma situação, numa reportagem televisiva, que me recordou imediatamente a situação que descrevo. O Presidente da República dizendo a um grupo de manifestantes, trabalhadores despedidos, que "não tenho mais nada para lhe dar....", e fiquei irritado, claro, mas não fui capaz de postar nada aqui no "block". Felizmente, outro bem melhor do que eu, neste caso Mário Crespo, escreveu um certeiro artigo de opinião aqui. Excelente. Vale a pena ler para percebermos como as irritações e revoltas se vão acumulando.

E não resisto a um escrito de Bertold Brecht que considero adequado a este tema:

"Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo “

1 Comment:

  1. João Paulo Santos said...
    Nunca li nada de Berthold Brecht mas este texto é muito certeiro.

    Uma das formas de intervir é também esta a dos blogues, para o bem e para o mal cá está a net a fazer das suas, caros políticos, governantes, padres, pedófilos, pintos das costas, vales e azevedos, bigodes as vossas vidas não terão mais sossego.

Post a Comment