blogger | gmail | blogs | os autores

É um espanto!

Eu sei que vivemos em Portugal, o tal País europeu dos brandos costumes. Mas é-me de todo impossível não abrir a boca de espanto - entre 27 de Fevereiro e 2 de Março, a PSP deteve 36 pessoas que conduziam viaturas automóveis sem carta de condução. E isto não quer dizer que se tinham esquecido delas em casa, não! Essas pessoas não estavam legalmente habilitadas a conduzir.

Irrita-me isto! Sempre que há operações de controle do tráfego rodoviário sucede o mesmo - detenção de indivíduos sem carta. E irrita-me, sobremaneira, pelos eventuais danos que possam vir a causar a terceiros. Não há seguro que cubra esses prejuízos e os ofendidos vão penar para se verem ressarcidos dos males sofridos.

Isto só se verifica, certamente, porque as sanções aplicadas são muito suaves. Se lhes apreendessem a viatura, definitivamente, a favor do Estado e lhes dessem duas ou três semanas de trabalhos manuais, a pintar estradas ou a limpar bermas, de sol a sol, creio que não brincariam desta maneira.

4 Comments:

  1. João Paulo Santos said...
    Antigamente dizia-se que a carta saia a alguns na compra da Farinha Amparo ou do Juá mas como agora já não encontramos esses produtos nos hipers temos este grave problema de gente sem carta e a conduzir.
    Ana Nazário said...
    Não fazia ideia da dimensão do problema, mas assim percebo a quantidade de maus condutores que por aí abundam.
    Adoro conduzir e tento fazê-lo bem e em segurança, para mim e para os outros, mas a verdade é que é dificil num dia normal não me deparar com uma situação de perigo eminente.
    Há muito boa gente que nem carta devia ter, pois nem para peões servem.
    António Santos said...
    Que tal, condena-los a passar alguns meses em centros de reabilitação, a ajudar as vitimas de acidentes rodoviários, a adaptarem-se às cadeiras de rodas e a aprender, em muitos dos casos, a conduzi-las com o queixo????!!!!
    R de Rui said...
    Pois bem Toni, não me tinha ocorrido essa possibilidade que considero excelente. Teriam de os apoiar em tudo, incluindo mudar fraldas e arrastadeiras. Mas nós não somos capazes de aplicar penas tão duras. Infelizmente!

Post a Comment