blogger | gmail | blogs | os autores

Estou com gases

Fiquei recentemente a saber (embora a fonte... net... nem sempre é fiável) que todos os anos por esta altura e desde 1992 a Rússia e a Ucrânia andam à bolachada por causa do gás.
Por causa do gás não!

Por causa do preço a pagar pelo gás!

Durante os anos da URSS a Ucrânia recebeu da Rússia gás a um preço 10 vezes menor que o preço cobrado aos restantes países fora do Pacto de Varsóvia mas com o fim do sistema político soviético a Rússia tem vindo a querer equilibrar os preços querendo assim cobrar o valor "normal".

É que 15 anos depois ainda têm que vender o precioso gás a um preço 2 vezes e 1/2 inferior ao praticado e daí esta crise.

Quando ouvimos as notícias até parece que os Russos são uns criminosos, no entanto, por causa não sei bem de quem (ou até sei) andámos a pagar petróleo a quase 150 USD o barril só que neste caso dizem que foi um mal necessário.

No caso dos Russos já são uns sacanas que fazem sofrer as pessoas cortando o fornecimento do gás, ou terão os Russos que "pagar" eternamente o fardo do regíme soviético?

1 Comment:

  1. António Santos said...
    Estou de acordo contigo... é preciso ter em linha de conta que também a Rússia é um país comprador e os seus fornecedores da Ásia central como o Uzbequistão ou Turquemistão já lhes cobram preços acima dos 300 Dólares os mil m3...ora se os Ucranianos recusam a ainda assim a proposta feita por Moscovo abaixo dos valores de mercado, isto é 250 Dólares os mil m3 é claramente uma visão egoísta e oportunista, querendo claramente tirar proveito da força da União Europeia, tão dependente do Gás da Rússia em muitos dos seus estados membros, para vencer este "braço de ferro"... Só que como nos têm habituado os Russos não são de vergar quando os ventos sopram de Oeste!

Post a Comment