blogger | gmail | blogs | os autores

Blog de Escuta #10

banda: Sitiados

tema: Vida de Marinheiro

álbum: Sitiados

ano: 1992


1 Comment:

  1. Anónimo said...
    João Aguardela
    Sitiados, Megafone, Linha da Frente, A Naifa
    (1969-2009)


    Depoimentos sobre a morte de João Aguardela



    O João Aguardela faleceu no domingo aos 39 anos vítima de cancro...
    Amigos e músicos recordam João Aguardela, o ex - vocalista dos Sitiados que morreu no domingo em Lisboa, vítima de cancro.
    O músico faria 40 anos em Fevereiro. Ricardo Alexandre, jornalista da Antena 1 e amigo de Aguardela, recorda o músico como “um homem solidário, envolvido em causas que lhe pareciam justas” e que "soube antecipar uma série de coisas”., "Conheci o João Aguardela em 1987 através do João Nuno Coelho, sociólogo de futebol e um amigo comum. E na altura, o que nos uniu foi sermos fãs dos Xutos & Pontapés", recordou.
    Em declarações à Lusa, Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, lembra o ex-vocalista dos Sitiados como “uma força muito positiva no meio musical”. O guitarrista recorda-se da participação dos Sitiados na colectânea “"XX anos XX bandas", dedicada aos Xutos & Pontapés e do concurso Rock Rendez – Vous ao qual a banda concorreu na década de 80.
    Foi também através deste concurso que Carlos Moisés, vocalista dos Quinta do Bill, conheceu Aguardela, que recorda como “um critivo à procura de novos roupagens para as nossas raízes da música tradicional”.
    Já Viviane, vocalista dos Entre Aspas e amiga de João Aguardela definiu-o como “"um músico singular que teve uma profunda paixão pelas raízes da cultura e da música portuguesa e isso reflectia-se na música que fazia".
    Distinguido em 1994 com o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores, João Aguardela foi vocalista dos Sitiados e do projecto Linha da Frente. Desde 2004 o músico integrava A Naifa, juntamente com Mitó e Luís Varatojo, com quem editou em 2008 o álbum "Uma inocente inclinação para o mal".
    O funeral realiza-se hoje às 16h00 para o Cemitério do Alto de São João, em Lisboa… que descanse em paz.

Post a Comment