blogger | gmail | blogs | os autores

É Natal! É Natal!

Pois é! Aproxima-se o Natal! Mesmo os mais cépticos não conseguem ficar indiferentes. Esta é uma época especial. Desperta recordações e os sentimentos de solidariedade que muitas vezes ficam adormecidos o resto do ano. Na minha perspectiva esta festa é "a festa da família", os presentes são um pretexto.
O Natal como nós o conhecemos é uma tradição recente. O Pai Natal é uma figura inspirada no São Nicolau. A oferta das prendas está ligada à bondade desse santo. O mito das renas e do trenó vem do poema "Uma visita de S. Nicolau", de 1822. As vestes vermelhas apareceram pela 1ª vez num cartoon de Thomas Nast em 1886 e foram depois difundidas pela coca-cola nos anos 30 séc.XX.
A tradição da árvore como objecto de culto é anterior ao próprio Natal. Em Dezembro os romanos enfeitavam as árvores em honra de Saturno, Deus da agricultura. Diz-se que foi Martinho Lutero (1483-1546),autor da reforma protestante, que após um passeio pela floresta, numa noite de Inverno de céu limpo e de estrelas brilhantes, trouxe essa imagem à família sob a forma de árvore de Natal. Esta era a sua visão do céu na altura do nascimento de Jesus. O hábito massificou-se na Europa central, mas só chegou a outros países depois de ter sido adoptado pela família real inglesa, no séc.XIX e pela Casa Branca no séc.XX.
Acho fascinante toda a história por trás do Natal. Afinal não é só uma festa inventada com fins consumistas. Mas mesmo aqueles menos crentes podem comemorar o Natal. Lembrando-se que esta é uma altura de partilha e ponderação.Vamos vivê-lo de coração aberto, sem ideias pré-concebidas, vamos só gozar o facto de estarmos juntos.
Obrigada pela vossa paciência! Quando começo a escrever fico sempre lamechas. Mas como estou entre amigos, aturem-me!

FELIZ NATAL!


Beijinhos e muitos Sonhos!!

2 Comments:

  1. João Paulo Santos said...
    Ho, ho, ho,
    Quanto a mim minha querida eu só quero aturar-te!
    Ando há meses à espera para poder comentar os teus posts mas... só agora foi possível.
    Mensagem bonita!
    FELIZ NATAL!
    Unknown said...
    Já nos habituas a bons comentários e a mensagens verdadeiras e que nos fazem refectir...Bom Natal para ti minha querida, admiro-te muito...és verdadeira, genuína, beijinhos...

Post a Comment