blogger | gmail | blogs | os autores

O Grande Ditador

Num mundo de liberdades plenas, absolutas, onde tudo nos é permitido até mesmo ter o privilégio de poder ter um blogue com infinito alcance ainda há recantos onde este nosso blogue não chega nem chegará tão cedo!

Há gente como nós oprimida que não pode simplesmente ver a janela do mundo não porque não queira mas porque lhes é vedado esse direito!
Talvez tudo o que foi escrito até aqui não surpreenda nem mesmo o ser mais ingénuo!

Era uma vez… um país onde a internet e os telemóveis são literalmente proibidos como se estivéssemos perante um crime mas não por pobreza ou atraso pois nas escolas existem computadores!

África? África é um paraíso!

Há a savana, há comida, há tudo do melhor e também o pior mas há sempre pelo menos um simples conceito de liberdade, mas não estamos perante um país de África.

Imaginem que vivemos num local onde somos obrigados a ter o rádio sempre ligado (SEMPRE) a ouvir a emissora estatal de manhã até à noite martelando propaganda política, moldando as mentes, impedindo as suas gentes de saberem que existe algo mais.


Kim-Il Sung nasceu em Pyongyang a 15 de Abril de 1912 e faleceu na também capital da Coreia do Norte no dia 8 de Julho de 1994, o também conhecido como o GRANDE LÍDER governou a Coreia do Norte desde a sua fundação como estado independente em 1948 até à sua morte.

O Grande Líder instituiu no país o regime mais fechado do mundo, regime este de inspiração supra-comunista também conhecido por marxismo-leninismo-kimilsonguismo, muito acima do pior de Josef Estaline sendo ainda o primeiro regime comunista dinástico onde após a sua morte foi legitimamente sucedido pelo seu filho de não mais 1.40 mt de altura Kim Jong-Il – o QUERIDO LÍDER.

O querido Kim Jong-Il.
Se estivéssemos na Coreia do Norte estaríamos no ano 96, sim isso mesmo no ano 96!
O calendário da Coreia do Norte começou no dia do nascimento do GRANDE LÍDER o que simplesmente eleva à condição de trivial o facto do dia do nascimento e morte do papá Kim-Il Sung serem feriados.

Na Coreia do Norte um dedo arqueado que impossibilitou o meu querido amigo RPN (este sim verdadeiramente QUERIDO) de cumprir o dever não o livraria de 10 anos da sua vida no serviço militar obrigatório, isto para homens pois as damas gramam com 6 aninhos, e ainda ouvi eu algumas queixas dos 4 anos que Oliveira Salazar obrigou o meu avô a cumprir num país em Guerra contra independentistas/revolucionários!

Os norte-coreanos são obrigados a venerar diariamente uma estátua e a usar crachás com as imagens dos Grande e Querido Líderes e até ao final da década de 80 acreditavam que viviam num paraíso, onde existem de forma oficial 3 categorias de pessoas: os leais, os indecisos e os hostis.

A inclusão na primeira categoria é um pré-requisito para a ascensão sendo os hostis normalmente filhos de cristãos, filhos de proprietários de terras ou coreanos que fugiram para o sul.

A única maneira de entrar neste lindo lugar é via China, o grande aliado, e é visitado anualmente por não mais de 1500 pessoas de outras nacionalidades ficando sempre alojadas no mesmo hotel – o Hotel Yanggakdo - estrategicamente erguido num dos locais mais belos de Pyongyang mas é também estrategicamente situado numa ilha do Rio Taedon para mais facilmente controlar os hospedes que são seguidos por 2 guias e apenas e só para onde é permitido irem.

A tentativa de manter a soberania é obsessiva onde 36% do PIB é para armamento e defesa e para o exército – o 4º maior do mundo – totaliza 1,2 milhões de pessoas num país de 24 milhões, 1 soldado para cada 20 pessoas é sempre um belo rácio!

O Querido Líder - esse não aparece em público há anos - há bem pouco tempo faltou a uma parada que havia confirmado presença!

Não existem regimes perfeitos nem formulas mágicas mas continuo de longe a preferir a bênção de poder escrever num blog e poder perguntar ao Sr. Kim Jong-Il se ele quer um bocado da minha pastilha?

1 Comment:

  1. Soraia Santos said...
    É com textos como estes, tão bem escritos, que se aprende. Desculpem a minha ignorância mas eu não sabia que o calendário da Corea do norte tinha começado no dia do nascimento do "grande líder". Falem em prepotência!!
    Digam o que disserem. Viva o nosso Portugal á beira mar plantado!!

Post a Comment