blogger | gmail | blogs | os autores

Spreads

Ao contrário do que possam pensar spread não é o nome de nenhum xarope para a tosse, antes pelo contrário, provoca-nos muita indisposição.

Aplica-se nos empréstimos bancários concedidos a clientes e ajuda os bancos a terem um bocadinho mais de lucros ao fazer um acréscimo aos juros que os devedores hão-de pagar. Soma-se à euribor, que quer dizer euro interbank offered rate, e que é uma taxa baseada na média das taxas de juros utilizadas em empréstimos interbancários por 57 bancos europeus, et voilá - V. Exª fica a pagar uma taxa de juro Y+ seguro de vida+imposto de selo+etc...

Ora, como sabemos, as taxas da euribor têm descido consistentemente e a de 6 meses andará agora abaixo dos 2%. E que estão a fazer os bancos? A aumentar os spreads, alguns até acima dos 3%. "Quer-se dizer", para os bancos o dinheiro está mais barato mas para quem precisa de crédito toma lá spread que é para te pores fino! Compreende-se?? Eu não entendo!

E dizem que é preciso o quê? Reanimar a economia? Ah bom, continuo a não perceber!

O que eu percebo muito bem é o que disse Mark Twain:

"Um banqueiro é um senhor que te empresta um guarda chuva quando o sol brilha, mas que o quer de volta mal começa a chover"

0 Comments:

Post a Comment