blogger | gmail | blogs | os autores

PORQUÊ?

Hoje fui informada que a maior parte dos serviços da nossa cidade estarão encerrados na próxima segunda-feira, dia 13.
Porquê??
Porque sexta-feira é dia santo e porque domingo é domingo de Páscoa!
Ah!
Não entendi!
Então na sexta-feira é feriado, certo? E domingo é dia de Páscoa, certo? E segunda-feira é o quê?
Nada! É segunda-feira! Mas vai estar tudo fechado, incluindo as escolas, que só funcionam na terça-feira. E porquê?? Está tudo cansado do feriado e do domingo??
Não entendi!!!
Hello!!!
Estou indignada e irritada. Alguém me pode explicar este fenómeno???
Agradecida!

6 Comments:

  1. João Banderas Nogueira said...
    Eu enquanto professor acho muito bem. Não me irrita mesmo nada. E espero que esteja bom tempo para ir dar um passeio à barra e apanhar um solzinho.
    João Paulo Santos said...
    Eu acho que sei o porquê do "feriado" da Segunda-Feira de Páscoa... e lá vamos nós até à religião... católica.

    O motivo é que o Sr. Padre não consegue visitar todas os lares da sua paróquia no Domingo de Páscoa para que as pessoas beijem a cruz assim sendo a visita é feita também no dia seguinte.

    DIZEM que é pela falta de tempo para visitar todos os lares no mesmo dia... eu sou capaz de arriscar outra explicação... é que nas casas visitadas há sempre mesa posta (e bem posta... presuntinhos... queijinhos... bolinhos... docinhos... etc) e há também vinhinho em quantidades há antiga portuguesa... de maneiras que... é capaz de não haver tempo para fazer tudo no Domingo.
    Ana Nazário said...
    Pois...a religião...católica.
    E quem não pratica essa religião? E quem não pratica nenhuma?
    E convenhamos, visita pascal?? Nas nossas cidades? Quando e onde?
    Vai mas é tudo passar o fim-de-semana prolongado fora e a segunda-feira é o dia da chegada ou o dia do descanso das férias.
    Porquê? Mais uma coisa que aceitamos como dado adquirido, mas que nos dias que correm não fazem sentido.
    Agradeço que me contrariem.
    João Paulo Santos said...
    Olha que o Padre passa na tua porta... tens que por não sei bem o quê para sinalizar... não sei se será o belo do tapete na janela... ou uma verdurazita à entrada... Teresa help please.
    António Santos said...
    Não pactuo com este tipo de ritual religioso que só serve para espalhar doenças pela população... lá levam eles o cristo para ser beijado de porta em porta por toda a gente e no mesmo sítio...uma vergonha... mas não surpreende na religião católica, basta ver a posição da igreja em relação ao uso do preservativo, onde em África ficou bem patente a mediocridade dos seus lideres. São rituais que deveriam ser suspensos pelas autoridades de higiene e saúde.
    Por outro lado, e igualmente inadmissível é o verdadeiro cariz destes rituais, onde dessimuladamente tentam marcar dentro de uma comunidade quem não pertence a essa religião. Ora isto eu não admito, quem quiser que vá à igreja.
    Teresa Marçal said...
    Oi? Chamaram? Grande confusão para aqui vai!!!
    1º Ponto- Segunda feira não é feriado nacional.
    2º Em Aveiro os serviços públicos estam todos assegurados pois não é feriado.
    3º Há cidades como Ílhavo em que o Feriado Municipal é na segunda feira a seguir à Páscoa. Em Aveiro é a 12 de Maio. São "municipalidades"!
    4º O comércio e alguns serviços não públicos estão abertos na quinta e sexta, dias que são realmente Feriado, para compensar os trabalhadores (penso eu) é-lhes dada a segunda feira!!
    5º Quanto às aulas, tem a ver com o calendário escolar. Era comum a interrupção lectiva da Páscoa ser uma semana antes e outra depois deste feriado, mas por conveniência de calendarização este ano ficou assim estipulado. O facto de não haver aulas na segunda talvez esteja relacionado com o facto da maioria dos pais estarem em casa (digo eu em Inglês).
    6º Visitas pascais e rituais religiosos não comento. Digo apenas que à custa dos católicos muita gente goza uns belos Feriados. Acho até que a comunidade católica era capaz de aumentar se para se gozar o Feriado fosse obrigatório ser católico. E não me venham com essa do praticante! Ou se é Católico ou não!!
    Feliz e Páscoa!!!

Post a Comment