blogger | gmail | blogs | os autores

Como disse o José Torres... "deixem-me sonhar"

Há muitos anos que não entrava no ninho do dragão e sustentado na tese de que apoiar a Selecção Nacional não se compadece com a clubite e preconceito futebolístico lá fui eu ontem ao novo estádio do FCP.

Os Santos foram à bola.

Antes do jogo comemos uns hambúrgueres e bebemos umas cervejas, bom… o meu irmão Tonas bebeu outra coisa qualquer, diz que não gosta, tem a mania, sempre foi assim, se estão todos a beber cerveja ele bebe outra coisa, é do contra mas é da Selecção.

Sempre gostei do estádio do FCP é mesmo dos mais bonitos, ficámos na bancada central mas lá em cima e pela altura fez-me lembrar o 3º anel da antiga Luz o que nos deu alguns problemas visuais para identificar os “nossos”.

O primeiro identificado foi o Bruno Alves os restantes foi mais difícil (muito mesmo).

Dizem os especialistas que foi um grande jogo o que nos faz aos 3 perguntar se vimos a mesma jogatana, achei pouco convicta a vontade de querer ganhar, faz-me lembrar o futebol do meu glorioso… bons jogadores… mas sem chama.

Gosto do meu conterrâneo (Queiroz) por 2 ou 3 grandes motivos, porque é Moçambicano, porque ganhou aqueles Mundiais de 1989 e 1991 e porque acho que tem lá tudo o que de futebol deve um técnico ter… só falta o resto.
O resto é aquela coisa de mobilizar massas, não cativa os seus jogadores nem os adeptos e depois ou tem muito azar ou procura-o em demasia, ou então são as 2 coisas juntas.

Queiroz procurou o azar:
1º porque o único “ponta-de-lança” disponível e que verdadeiramente marca golos não foi convocado (Nuno Gomes);
2º porque o Cristiano tem que marcar sempre todos os livres (e não foram poucos), ele não marca mal mas há quem marque muito melhor só que não podem porque o Cristiano é o melhor do mundo, para mim nos livres o CR7 seria a 4ª opção… 1º Simão, 2º Bruno Alves, 3º Deco, 4º Cristiano;
3º porque o Dani não é jogador de selecção;
4º porque o Hugo Almeida apesar de ter aprendido a jogar à bola com o meu amigo André também não é jogador de selecção;

Queiroz teve azar:
1º porque o Bosingwa (dos melhores) aleijou-se;
2º porque sem o Deco não há outro à altura;
3º porque o Tiago só começou a jogar quando viu o Deco a aquecer;
4º porque o Simão não está bem;
5º porque o Meireles não esteve bem;
6º porque o Cristiano só é mesmo bom quando a sua equipa está bem, é especialmente por isso que também eu sou da opinião que jogador é o Messi;

De tudo o que vi ontem e das adaptações feitas pelo nosso seleccionador o que verdadeiramente gostei foi do Pepe, está visto que temos para além de um central de nível mundial um possível trinco e com uma pintarola do caraças… a selecção do Brasil perdeu um dos melhores do mundo e nós não vamos ao Mundial.

4 Comments:

  1. R de Rui said...
    Parabéns ao androceu Santos. Espero que se tenham divertido! Quanto ao resultado é melhor começarmos a pensar em 2012. Aonde é que vamos???
    António Santos said...
    Analisando o momento da selecção nacional com algum distanciamento emocional, não posso deixar de também eu, de salvaguardar o direito que tenho de continuar a sonhar... o nosso seleccionador merece da minha parte , ainda que discorde com grande parte das suas opções, todo o meu respeito, sendo mesmo obrigado a creditar o meu voto de confiança na sua convicção, por mim partilhada, que embarcaremos para a África do Sul já no próximo ano.
    Quanto ao jogo, tenho dificuldade em me libertar da envolvente emocional que me forçou a dirigir acaloradas mensagens verbais mais desagradáveis , mas dentro do limite do razoável que se impõe nestes casos, ao nosso "teórico de eleição" que erradamente, a meu ver, estende a sua acção à "área restritiva".
    Penso no entanto que aspectos positivos houve que nos fazem acreditar que é possível chegar ao fim da "maratona" com direito a Bandeira içada e Hino orquestrado. Saliento, tal como refere o meu mano, a aposta ganha no posicionamento de Pepe no meio campo, onde se ganha claramente em presença física, pulmão e atitude competitiva, para além de qualidade de recuperação e transição de sectores; Saliento igualmente a presença de Bruno Alves no sector defensivo onde é premente a necessidade de um elemento com as suas características, tipo "Bloco Maciço" quase intransponível e com um jogo aéreo ao nível da "Serra do Pilar"; Talvez tenhamos ganho também um Guarda-Redes, mas esse nunca foi, a meu ver, problema algum.
    Mas como no futebol as vitórias , são feitas de golos...e não há outra maneira de as conseguir, por muito que se jogue dentro e fora de campo, continuo a não entender porque razão não joga o melhor marcador da selecção nacional no activo (Figo renunciou), por muito que se goste dele ou não (é discutível). Questiono igualmente, porque carga de água é que jogamos sempre com o mesmo sistema (4x3x3) quando os modelos que têm tido sucesso a nível de selecções são outros!!
    Será que nós, que temos a mania que temos os melhores jogadores do mundo, não sabemos jogar de outra maneira?
    R de Rui said...
    O androceu Santos merecia era ter ido à Suiça ver a selecção a jogar com a África do Sul. Sempre vibrava com dois golitos e via o Queiroz a rapar a barbicha. Mas como jogaram sem chama....meu santo antónio do futebol!
    Espera, não digo mais nada para não vos transformar o sonho em pesadelo...
    João Paulo Santos said...
    Eu quero mesmo é ver a selecção ganhar os jogos que "contam" e contra selecções de valia mundial (com o devido respeito pela África do Sul).

    Recordou-me o Rui Pedro uma tirada sábia do Zbigniew Boniek (nome lindo) que terá dito qualquer coisa +/- assim "Portugal seria campeão do mundo se o futebol não tivesse balizas".

    É só vitórias morais ou vitórias antes do jogos.

    Ainda acredito no sonho 2010... como acredito no campeonato ganho este ano pelo Glorioso... qual deles o mais difícil e improvável?

    ANDROCEU
    Na Grécia antiga, a parte da casa destinada aos homens.
    Na botânica, o conjunto dos órgãos masculinos da flor.
    Haverá mais alguma?

Post a Comment