blogger | gmail | blogs | os autores

Conjuntamente

Segundo o que vem referido nos órgãos de comunicação social, após Ângela Merkel ter telefonado a Bento XVI, ambos acordaram em fazer uma declaração conjunta referindo que “a Shoah significa um aviso para a humanidade”.

Até onde nos leva o politicamente correcto?

Ainda não passaram 70 anos sobre a morte-assassínio de milhões (ou mesmo que tivessem sido milhares) de seres humanos, incluindo crianças, sem justificação plausível e o que há para se declarar é que foi um aviso? Olha se tivesse sido a sério….

3 Comments:

  1. João Paulo Santos said...
    Ainda recentemente um bispo católico argentino negou o Holocausto/Shoah.

    Não foi para a Argentina que fugiram imensos nazis?

    Pois o politicamente correcto tem muito poder até consegue manter ministros suspeitos que não dizem ou explicam convictamente que não receberam gente estranha no seu gabinete, que não dizem se têm ou não contas em offshores mas que me obrigam a pagar os meus impostos elevadíssimos em tempos de crise para taparem BURACOS.
    R de Rui said...
    Sim, espalharam-se um pouco por toda a América Latina.
    Pois obrigam e ai de quem não paga.
    Mas esta declaração conjunta foi por causa desse bispo a quem Bento XVI retirou a excomunhão. Parece que o bispo disse que ia estudar novamente o assunto e rever as provas para confirmar ou não se mantinha o que tinha dito. Enfim...
    António Santos said...
    Confesso que pensei duas vezes, chegando mesmo a considerar bastante relutante a ideia de fazer qualquer comentário sobre pena de se tornar um comentário qualquer!
    Na verdade, a natureza do tema "esmaga" qualquer tentativa de proferir o que quer que seja, se não for bem fundamentado e acima de tudo consciente. O cariz marcadamente sensível e dramático onde decisões politicas tentaram eliminar a identidade de um povo, quase me remetem para um silêncio de profundo pesar e respeito por todos os que enfrentaram, resistiram e sucumbiram a uma, diziam eles... "solução final". Neste sentido e sendo certo que me obriguei a mim próprio a pesquisar sobre o "Shoah", não posso ser pretensioso ao ponto de pensar que consigo explicar o que aprendi ou depreendi, até porque qualquer um de vós pode fazer essa mesma pesquisa quer em livros históricos ou dramas literários, artigos publicados em jornais ou revistas de interesse histórico e cultural ou até mesmo através de "sítios" virtuais ou filmes. No entanto posso tentar explicar a que conclusão cheguei... penso que a Humanidade perdeu a grande oportunidade de aprender com este "erro" da História, até porque o único ponto que se pode considerar positivo é a inevitável conclusão que todos tiram, com o afastamento temporal, sempre necessário para uma leitura mais correcta… em que nada se ganhou com este genocídio ou extermínio em massa. Continuando a ser cometidos os mesmos erros e ignorada a inevitável consciencialização de que tudo se perdeu. Pagamos desta forma e ainda hoje a factura da pesada herança histórico e social que nos coube e nunca nos livrámos dos seus fantasmas.

Post a Comment