blogger | gmail | blogs | os autores

"Tu cá...Tu lá"

Tenho reparado na extrema preocupação de todos os intervenientes neste espaço de opinião, lazer e criatividade, em rectificar os poucos erros ortográficos que, vão inevitavelmente surgindo nos seus diversos artigos e comentários. Se por um lado enalteço esse aspecto , que não deixa de ser importante , mostrando sobretudo o enorme respeito que todos nós atribuímos à nossa "gloriosa" e "lindíssima" língua portuguesa. Não posso deixar de temer, por outro lado, que tal facto seja intimidatório, no sentido de afastar possíveis participantes. Relembro que, do grupo de admiradores deste blogue, nem todos tiveram ainda vontade, disponibilidade ou até mesmo confiança para participar activamente com a sua opinião. No meu ponto de vista, estando eu completamente à vontade para fazer este tipo de observação, pois sou daqueles que por muito que tenha estudado (quem me conhece, soltou uma gargalhada!) sempre dei e continuo a dar bastantes erros de ortografia e não só (nunca sei bem onde por a vírgula e outras coisas do género). Não deixo de o considerar um caminho negativo e até perigoso se exigirmos demasiado de nós próprios e elevarmos este nosso "cantinho" à condição de espaço erudito sem direito ao erro, quando o que queremos... e estou certo disso é torna-lo abrangente e aglutinador onde todos os que de alguma forma contribuíram para a sua existência sintam o seu cariz colectivo e descomplexado. Desta forma e como sei que certamente nem todos concordaram comigo, proponho que não sejam os autores dos ditos erros a auto-corrigir-se, mas que deixem simplesmente que aconteçam... sei que não vai ser fácil, mas talvez seja uma boa forma de quebrar barreiras e nos aproximar-mos mais de uma relação "tu cá...tu lá".

Um abrasso......opss...abraço!

5 Comments:

  1. João Paulo Santos said...
    Eu é mais "'tás aqui 'tás ali", isto é, faço aqui para chegar ali.

    Há erros e erros, também os dou e fico fulo quando são erros mais graves, contudo, não vejo que um erro seja o fim do mundo.

    Preferia não os dar e não consigo libertar-me da preocupação de os corrigir.

    Há o erro da falta de acento, há o erro de clicar na letra ao lado da desejada e depois há os outros mais chatos.

    Se o primeiro e segundo tipo de erros são "leves" concordo que haja a preocupação em corrigir os mais chatos.

    Há uns dias dei por mim a reler um dos meus posts e corrigi (apesar de não ser a minha língua materna)de aproach para approach, "soou-me" mal e confirmei estava ali um erro.

    Não penso que afaste nem deva afastar os ainda não participantes, não escreveram nada porque ainda não quiseram ou simplesmente não estão motivados para isto.

    Prefiro mil vezes dar um erro e poder estar aqui contigo/convosco do que "abrigar-me" na falta de tempo.

    Gostei do abrasso (muito bem metida), tens humor na escrita, até parece fácil.
    Ana Nazário said...
    Eu sou das que dá muita importância aos erros. Gosto de escrever com correcção e gosto de me preocupar com isso.
    Não me parece que tenhamos pretensões a eruditos e não creio que quem aqui não escreve, o não faça por ter receio de errar. É preguiça, não se identificam, não têm tempo, não têm paciência e outras razões igualmente válidas.
    Se nos continuarmos a preocupar com a correcção da escrita só temos a ganhar. Valorização pessoal, por exemplo.
    Custa-me muito ver os adolescentes de hoje a darem erros brutais.
    Entre outros contributos que este nosso blog pode trazer, este é muito importante: Fazer-nos escrever. Principalmente àqueles que não têm esse hábito ou que não o têm que fazer profissionalmente.
    De preferência correctamente.
    Bj
    Rui Pedro Nazário said...
    "Não deixo de o considerar um caminho negativo e até perigoso se exigirmos demasiado de nós próprios" Ó Toni, eu diria antes "não há espectáculo mais nobre que ver o Homem superar-se a si próprio" Não me lembro do autor desta frase mas julgo que foi Olímpio Bento, um homem do Desporto.
    António Santos said...
    Rui Pedro, concordo no conteúdo mas não na forma, será mais justo analisar a frase no contexto em que se insere e não de uma forma isolada... aceito e de alguma forma já esperava que não concordassem, mas sinto-me bem a lançar a confusão e ficar a assistir no "camarote". Devo depreender das reacções obtidas que vão continuar com a auto-correcção, vou tentar fazer o mesmo mas não prometo nada, é que a maior parte das vezes nem sei bem onde meti a "argolada"...
    Já estou farto de levar nas orelhas...para apagar e passar à mensagem seguinte prima a tecla 5.
    Teresa Marçal said...
    Eu cá também não gosto nada de erros, talvez por defeito ou qualidade profissional. Mas, na minha humilde opinião de leitora distraída e do mais ausente que poderá talvez haver, a tua escrita é criativa, fluente e muito divertida. Continua!Quem nunca errou que atire a primeira pedra...esperemos é que não tenha pontaria!

Post a Comment