blogger | gmail | blogs | os autores

E porque hoje é feriado!?

De acordo com a responsabilidade que me foi legitimamente atribuída por duas ilustres autoras* deste blog no sentido de explicar (ou pelo menos tentar) a razão dos feriados nacionais informo que hoje, dia 8 de Dezembro, é mais um dia feriado.

O dia 8 de Dezembro é festejado em todos os países católicos como sendo o dia da Imaculada Conceição que é também a padroeira do Reino de Portugal desde 1646!

Se até aqui foi fácil nem mesmo as minhas elevadas habilitações cristãs, para que conste fiz a primeira comunhão, dão-me rapidez e informação plena acerca do assunto.

A Igreja Católica na Bula Ineffabilis Deus e pela mão do Papa Pio IX fez a 8 de Dezembro de 1854 a definição oficial do dogma da Imaculada Conceição…

“Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus omnipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis.”

A maternidade divina de Maria é assim a base e origem da sua Imaculada Conceição pelo que Maria viveu para ser mãe de Jesus Cristo, desde os primeiros séculos depois de Cristo que tanto no Oriente como no Ocidente os cristãos acreditam na preservação de Maria do pecado original.

Nossa Senhora da Conceição foi considerada padroeira de Portugal a partir do reinado de D. João IV com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa a 25 de Março de 1646, o Papa Pio XI em 25 de Março de 1936 confirmou o seu título de padroeira de Portugal.
* as ilustres autoras foram a Ana Názário num comentário e a minha Soraia Santos que de autora tem sido pouco mas segundo o que me disse ainda há poucos minutos está inspirada pelo que aguardo com expectativa o que os próximos dias nos reservam :)

0 Comments:

Post a Comment